WEB RADIO TOCA MAIS BRASIL - HD RADIO: PMs são flagrados bebendo cerveja no Paraná; caso pode gerar expulsão

Radio Cidade São Tomé

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PMs são flagrados bebendo cerveja no Paraná; caso pode gerar expulsão


Dois policiais militares foram fotografados bebendo cerveja durante uma competição automobilística realizada neste domingo (29) em Araucária (região metropolitana de Curitiba).

A foto, aparentemente feita por um espectador da prova, rapidamente se espalhou pelas redes sociais. O comandante-geral da PM paranaense, coronel Roberson Luiz Bondaruk, disse que os policiais podem ser expulsos da corporação por terem cometido crime militar.

“Embriagar-se em serviço é crime, segundo nosso regimento”, afirmou. A PM ainda não identificou os policiais, mas “isso deve acontecer nas próximas horas”, falou o comandante.

Ao mesmo tempo, a corporação busca saber se os dois policiais estavam em serviço quando foram flagrados bebendo. “Mas, mesmo que estivessem de folga, eles trajavam suas fardas. Se esse for o caso, eles cometeram uma transgressão disciplinar”, afirmou Bondaruk.

A PM irá instaurar uma sindicância ou – caso haja indícios de crime militar – um inquérito, que pode terminar com a prisão ou até expulsão dos soldados. A transgressão disciplinar é punida com afastamento do serviço nas ruas e advertência.

“A situação é que irá definir. Se os policiais estavam em escala de serviço, usando uma viatura, vão responder a um inquérito policial militar”, explicou o comandante. Caso contrário, a PM deve instaurar apenas uma sindicância, que é mais rápida – costuma levar 20 dias, ante os 60 de um inquérito.

A rádio Banda B, de Curitiba, disse ter apurado que os soldados trabalham no 17.° Batalhão, responsável pelo policiamento da região metropolitana. Bondaruk não confirmou. “Eles também podem ser soldados do Batalhão de Eventos, que atua em casos como esse, ou mesmo de outros batalhões que estivessem de folga.”

O comando da PM soube do caso pela internet – a foto foi compartilhada por diversos usuários no Facebook. “Temos pessoal acompanhando as redes sociais, que viram a foto circulando. Como não parece ser uma montagem, os policiais efetivamente parecem estar bebendo, resolvemos apurar o caso”, falou Bondaruk.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário